Coluna "Turismo": Chipre

(publicada na edição 511)

Localizada entre o Egito e a Turquia, o Chipre é a ilha mais oriental do Mediterrâneo, e também uma das mais populosas. O país é conhecido principalmente por ser a terra de Afrodite. Segundo mitos ancestrais, a deusa grega do amor e da beleza nasceu lá, o que torna o local encantado. Os diversos confrontos, que levaram a repartição da ilha entre turcos e ciprianos nativos descendentes dos gregos, garantem o tom de histórico e dramático da narrativa. Lenda ou não, a magia é garantida. O país, banhado pelo Mar Mediterrâneo de todos os lados, atrai cada vez mais turistas da Europa e do resto do mundo. Com suas belas praias, de águas claras, quentes e tranquilas, é um destino perfeito para as famílias. Mas não pense que o local só vive de areia e água! O solo cipriota possui diversos atrativos também para jovens e pessoas que queiram mais curtição. Vem com a gente conhecer mais e se apaixonar por esse lugar incrível!


A capital do Chipre, Nicósia, é a última capital dividida do mundo. Isso significa que metade do território é habitada por gregos e a outra metade por turcos. A delimitação da área é pela linha verde, um muro que funciona como uma fronteira entre os dois espaços, com alguns postos de controle. No lado turco da cidade (Nicósia do Norte) fica a bela Mesquita Selimiye. Sua construção foi feita entre os séculos XIII e XV, quando o edifício de estilo arquitetônico gótico foi erguido para ser um templo católico. A Igreja de Santa Sofía ocupou o prédio até dois séculos mais tarde, quando os otomanos a transformaram em uma mesquita muçulmana, que ocupa o local até os dias de hoje. A maioria das outras atrações da capital é visível do lado grego, que se caracteriza pelo centro histórico bastante turístico, margeado pelas ruínas da antiga muralha que protegia o povoado dos ataques otomanos, das quais se destaca a Porta de Famagusta.


A sudoeste da ilha fica a cidade antiga de Cúrio, com registros de ocupação humana desde o período pré-histórico neolítico. No local existem ruínas de um teatro greco-romano, parte do sítio arqueológico da área, listado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Um dos pontos históricos mais importantes do país, o Templo de Apolo, fica próximo. Perto dali fica também um dos lugares mais conhecidos do país: a Pedra de Afrodite. Segundo a versão mais famosa do nascimento da deusa, ela teria nascido da fecundação dos órgãos genitais de Urano, cortados por seu filho Cronos e arremessados ao mar, em Tássala, a personificação marinha. O ato resultou em espumas, que originaram Afrodite, no local exato em que se encontra a pedra.


Lugar de muitas histórias e lendas, o Chipre ainda concentra praias espetaculares, com águas cristalinas e areias brancas. As mais procuradas entre turistas e locais ficam no extremo oriente da parte sul da ilha, próximas ao famoso resort de Agia Napa. A praia de Agia Thekla, por exemplo, oferece uma experiência única, com uma faixa de areia de 300 m e fundo do mar inteiramente formado de rochas. Perto dali, fica a bela Nissi Beach, muito escolhida por famosos e turistas, e considerada um dos balneários mais lindos do mundo. Outra localidade muito visitada é a paradisíaca Praia de Kronnos. O diamante escondido a beira de uma colina só pode ser acessado no fim de um caminho de árvores, o que torna a visita ainda mais especial.


Não existem voos diretos do Brasil para o Chipre, mas a partir da Europa saem opções econômicas e executivas. Aproveite que as férias de julho estão chegando e vá correndo conhecer mais este destino!