Banda de Música da GM-Rio faz live em homenagem ao aniversário do bairro de Copacabana


A Banda de Música da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) fará uma live especial pelo Instagram da instituição (@gmrio.ofical) na manhã desta terça-feira, dia 6, às 10h, em homenagem ao aniversário do bairro de Copacabana, que completa 129 anos nesse dia.


Com regência do maestro Ricardo Severino, o repertório vai contar com clássicos da MPB que combinam com a personalidade de bairro, que é um dos mais tradicionais da cidade e que é conhecido em todo o mundo, recebendo diariamente turistas das mais variadas nacionalidades.

A apresentação começará com a música “Copacabana”, de Braguinha; e também vai contar com as canções “Samba do Avião” e “Wave”, de Tom Jobim; “Resposta do Tempo”, de Aldir Blanc e Cristóvão Bastos; “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Travessia”, de Milton Nascimento e Fernando Brant; “O Bêbado e o equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc; e o hino da cidade “Cidade Maravilhosa”.


- Recebemos o pedido para a apresentação do morador do bairro e presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães, e não poderíamos deixar de prestigiar Copacabana e seus moradores nessa data tão especial. Afinal, a GM-Rio está presente no dia a dia desse bairro diariamente e nos grandes eventos. Por uma medida preventiva, optamos por fazer a live, mas será com o mesmo carinho – destaca o comandante da Guarda Municipal do Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.


Saiba mais sobre a Banda de Música da GM-Rio - A Banda Sinfônica de Música da Guarda Municipal do Rio se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do povo carioca, por meio da lei municipal de nº 6.870, de 22 de abril de 2021, por iniciativa dos vereadores Jones Moura e Dr. Carlos Eduardo. Na justificativa, os legisladores destacaram a participação da banda em diversos eventos de promoção da cidade do Rio de Janeiro, incluindo os realizados na Câmara dos Vereadores, e também em outros municípios do Rio.


Criada em dezembro de 1993 com músicos da antiga Banda Civil da Cidade do Rio de Janeiro, a Banda da GM-Rio conta hoje com cerca de 40 integrantes, sendo regida há quatro anos pelo maestro e guarda municipal Ricardo Severino. No período da pandemia, devido às medidas restritivas de proteção à vida para conter a disseminação do coronavírus, as apresentações foram reduzidas.


No ano passado, por exemplo, não foram realizadas as apresentações tradicionais, mas a Banda de Música não deixou de estar presente no dia a dia dos cariocas e levou uma pequena parte dos músicos para tocar na entrada dos condomínios, sendo acompanhado pelos moradores das janelas de seus apartamentos.


Batizado de Abraço Musical, o projeto percorreu toda a cidade tocando em bairros como Méier, Copacabana, Botafogo, Campo Grande e Bangu. Os músicos também fizeram várias lives nas redes sociais da Guarda Municipal. As apresentações ainda não voltaram com força total, mas os músicos seguem a rotina de ensaios, observando as regras sanitárias vigentes, para estarem prontos para o retorno definitivo.