top of page

Theatro Municipal do Rio de Janeiro inicia reabertura parcial das atividades ao público


(Foto: Fred Pontes Sececrj)

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro começa a reabrir parcialmente as portas para as visitas guiadas, uma das atrações mais procuradas pela população, a partir da próxima quinta-feira, 10 de junho. Todos os protocolos de segurança sanitários serão respeitados como proteção à Covid – 19.


A Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, vai celebrar este dia tão esperado por todos: “Estamos muito felizes em anunciar a retomada gradual das nossas atividades, inicialmente retornando com as visitas guiadas ao nosso histórico Theatro. Aos poucos, com todo cuidado e seguindo as normas de segurança, vamos reabrindo as portas desta importante instituição, tão querida da população carioca e fluminense”.


As visitas guiadas, comandadas pelo setor educativo, antes da pandemia, chegavam a receber, toda a semana, cerca de 600 pessoas, em diferentes turmas. Agora, as visitas serão feitas, prioritariamente através de agendamento pelo link https://forms.gle/7VPYQptCxJfaNLcj6 que estará disponível nas redes oficiais do Theatro. O visitante irá selecionar a data e o horário desejados e a equipe especializada entrará em contato por e-mail para confirmação ou sugestão de outro horário, em caso de lotação. Para validar o ingresso, será necessário chegar com 15 minutos de antecedência para pagamento e retirada do ticket. Os que não realizarem o agendamento poderão adquirir o ingresso no local, se houver vaga na turma. Cada horário deverá respeitar a capacidade máxima de 15 pessoas. A visita guiada contará com duração aproximada de uma hora. O uso da máscara é obrigatório durante toda a visita e quem ingressar no Theatro terá a temperatura corporal aferida no início da atividade. Estarão disponíveis no espaço totens de álcool em gel.

(Arte: Luisa Matos)

Parceria Uma parceria entre o RioSolidario e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai proporcionar que os visitantes paguem meia-entrada nas visitas guiadas. Basta levar um quilo de alimento não perecível e apresentar na entrada do Theatro. Os alimentos serão destinados ao RioSolidario que hoje conta com 1300 instituições cadastradas em 92 municípios, abrangendo todo o estado.

Reprodução tour 3D do TMRJ - Acervo Caroline Lorraine

Tour Virtual 3D do TMRJ Desde março de 2018, dois amigos, um arquiteto e um engenheiro se uniram com o mesmo propósito: preservar o patrimônio histórico brasileiro. André Nunes é engenheiro e mora em Nova York. Paulo Coutinho é arquiteto e urbanista do INEPAC e niteroiense. Em comum, a vontade de deixar registrados ícones da arquitetura do país. Eles passaram a utilizar uma tecnologia bem comum nos Estados Unidos para o mercado imobiliário. Com o mesmo sistema, resolveram elaborar percursos virtuais para preservar a memória brasileira, de forma voluntária, e criaram o Acervo Caroline Lorraine. A origem do nome do projeto é uma homenagem a Caroline Josepha Leopoldina Franziska Ferdinanda de Habsburg-Lorraine, também conhecida como Imperatriz Leopoldina do Brasil. Quando na sua chegada ao continente americano, veio também a Missão Científica Austro-Alemã, composta por notáveis artistas e cientistas munidos de uma grande vontade de conhecer o novo país. Os trabalhos desenvolvidos por eles foram de grande importância para o mundo, uma vez que a América era ainda um continente a ser conhecido. Desde então, já fizeram diversos tours virtuais de locais importantes do Rio de Janeiro como o Mosteiro de São Bento, o Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, a Igreja da Nossa Senhora da Candelária, o Palácio das Laranjeiras, o Palácio Guanabara, entre muitos outros. Agora, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe este presente. O Tour virtual em 3D ficará disponível a partir de segunda-feira (7), nas redes oficiais do Theatro.

Serviço: Theatro Municipal RJ retorna as visitas guiadas Agendamento: (21) 2332-9227 e no e-mail visitaguiada.tmrj@gmail.com. Ingressos: R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia- entrada (Para estudantes, menores de 21 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, professores da rede pública e quem levar um quilo de alimento não perecível). Guias de turismo credenciados (Cadastur) têm direito à gratuidade. Forma de pagamento somente em dinheiro. O uso da máscara é obrigatório durante toda a visita e os visitantes terão sua temperatura corporal aferida no início da atividade. Tour Virtual 3D do TMRJ Acervo Caroline Lorraine A partir de 07 de junho – nas redes oficiais do Theatro – gratuito Facebook https://www.facebook.com/theatro.municipal.3 Instagram https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br Classificação: Livre Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras

bottom of page