Primeira mulher a assumir a Subprefeitura da Zona Sul, Ana Ribeiro fala sobre os trabalhos na região


Ana Ribeiro, subprefeita da Zona Sul
Ana Ribeiro (Foto: Divulgação)

Desde janeiro, a Subprefeitura da Zona Sul está administrada pela assistente social Ana Ribeiro, primeira mulher a exercer o cargo. Moradora de Copacabana, ela soma em seu currículo dez anos de atuação no próprio órgão, de onde era assessora, o que lhe deu base para iniciar os trabalhos imediatamente após a nomeação.


Primeira mulher a exercer este cargo, ela acredita que o toque feminino ajude no lado profissional. “Somos mais sensíveis e temos uma capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Uso essa minha habilidade para minha rotina intensa de trabalho sem perder o carinho, a firmeza e a agilidade. O fluxo de demandas é muito alto e encontrar soluções, pessoas para escutar, prestar atenção em tudo e entregar um bom resultado não é fácil”, analisa.


Moradora de Copacabana desde que nasceu, há 56 anos, Ana mostra-se encantada com a região. “Uma característica de quem mora aqui é ser apaixonada pelo bairro”, destaca. Seu lugar favorito é a orla: “Sempre fui ligada a esportes e me exercitar na praia é algo que me deixa muito feliz”. Apesar do amor pelo local, a subprefeita vive atenta aos problemas de toda a área de atuação.


Sem pestanejar, Ana aponta que as principais dificuldades enfrentadas em suas primeiras semanas foram os trabalhos com a população em situação de rua, visto que o espaço que gere, junto com o Centro, é um dos pontos críticos da cidade. Por isso, reforça que o órgão está apoiando as ações de acolhimento realizadas diariamente. “Vamos de manhã e à noite”. Em sua visão, o problema tornou-se ainda pior devido à pandemia de COVID-19. “É um momento muito delicado.


Como profissional da área e por ter a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho da Assistência Social nas ruas, meu olhar é de quem sabe que muito está sendo feito e que não é simples convencer a pessoa em situação de rua de ir para o abrigo. A secretária Laura Carneiro, da Assistência Social, está fazendo um grande trabalho e se dedicando para buscar melhores oportunidades e instalações além das que já existem”.


Antes de assumir como subprefeita, Ana foi assessora do órgão entre 2002 e 2012. Para ela, o aprendizado naquele período lhe ajuda na função atual. “Aprendo muito com o prefeito Eduardo Paes todos os dias. Trabalhar como assessora política na Zona Sul me ajudou a conhecer ainda mais a região, os moradores e as necessidades de cada bairro ao longo desses dez anos. Essa essência de ir para as ruas para colocar a mão na massa eu sempre levarei comigo”, aponta, citando outros serviços que vêm sendo realizados como limpeza geral, poda, lavagem, desobstrução de bueiros e consertos de buracos. “Estamos focados na manutenção dos bairros, que estão muito deteriorados”, finaliza.