MAST participa da 19ª Semana Nacional de Museus


Mesmo diante do cenário adverso, por conta da pandemia do novo coronavírus, é preciso encontrar formas de se manter próximo ao público e criar iniciativas que levem conhecimento à sociedade por meio de reflexões e trocas de experiências pensando em um amanhã melhor. Assim, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) participa mais uma vez da Semana Nacional de Museus, que chega à 19ª edição com programação virtual. Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o tema O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar permeará os debates on-line entre os dias 17 e 23 de maio. As apresentações terão análises sobre um futuro para os museus, não apenas dialogando com os avanços tecnológicos e os recursos deles advindos, mas também compreendendo como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.


Entre as atividades elaboradas pelo MAST para a Semana Nacional de Museus, destacam-se palestras sobre a representação de museus na cultura pop. Um exemplo disso será a live O Museu na Ficção - O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar, no dia 21 (sexta-feira), às 15h, no Canal do MAST no YouTube. Mediada pelo doutor em História das Ciências e da Saúde Anderson Antunes (Bolsista PCI/MAST), a live vai debater este instigante tema com a doutora em Ciência da Informação Valéria Cristina Lopes Wilke (UNIRIO), especialista em análise fílmica e um convidado surpresa que representará o mundo da cultura pop. Antes de reimaginar os museus, o MAST convida a todos para refletir sobre como os museus foram imaginados em livros, filmes, séries e histórias em quadrinhos. Qual a função dos museus nas histórias de ficção? Em muitos casos, perceberemos que os museus são representados no universo pop como guardiões do passado, de preciosidades antigas, lugares de narrativas oficiais e nostálgicas. Compreender como o museu é representado em nossa cultura é o primeiro passo para responder ao questionamento: “O museu representado na ficção é o museu que queremos no futuro?”


Outro encontro com abordagem parecida será a nova edição da série Aficionades no MAST, que são bate-papos virtuais e mensais em que são debatidos títulos clássicos da literatura de Ficção Científica, relacionando aos temas de História da Ciência, Ciências e Literatura. O livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, será o tema do próximo debate on-line no dia 17, às 19h, Canal do MAST no YouTube, com as participações de Samantha Pontes, Lorena Kovac e Magna Farias, integrantes da equipe responsável por cuidar da Biblioteca Henrique Morize, do MAST. Também integram a programação um encontro on-line para debater sobre a museologia com mais diversidade e um mini-curso sobre as diversas etapas do trabalho de organização de arquivos pessoais de cientistas e o processo de preservação do acervo do MAST, importantíssimo para o estudo do desenvolvimento científico no Brasil.


Para conferir a programação do MAST para a 19ª Semana Nacional de Museus, basta acessar o link: http://mast.br/images/noticias/2021/maio/programacao-snm-mast-2021.pdf

Atividades interativas na 19ª Semana Nacional de Museus

Formulários para a inscrição prévia nas salas de debates virtuais que o Museu de Astronomia e Ciências Afins oferecerá ao longo do evento

Dentre as atividades virtuais desenvolvidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para 19ª Semana Nacional de Museus, duas iniciativas propostas serão realizadas por meio de salas de reuniões disponíveis por meio da plataforma Google Meet. Portanto, os interessados em participar devem acessar os links de inscrição prévia por meio de formulários on-line disponibilizados logo abaixo do evento escolhido:

17 de maio (segunda-feira)

15h - Roda de Conversa O Futuro Dos Museus: Recuperar e Reimaginar uma Museologia LGBTQI - Plataforma Google Meet

Mediação de Alanna Dahan (Bolsista PCI/MAST), participação de Jean Baptista (UFG), Lucy Gomes (Museu da Amazônia) e Paula de Almeida (UFG).

Para fazer a inscrição basta clicar no link https://forms.gle/Di8brr6217GQ3agt7

O link será enviado no dia do encontro.


19 de maio (quarta-feira)

14 h - Coleções Mirins - Plataforma Google Meet

Encontro interativo para crianças de até 6 anos de idade

Encontro proposto, a partir de chamadas nas redes sociais do MAST, que convoque crianças de até 6 anos de idade a compartilharem as suas coleções domésticas em um encontro no Google Meet. Inspirada nas finidades entre as figuras da criança e do colecionador na filosofia de Walter Benjamin, esta proposta tem como objetivo criar um espaço para as crianças apresentarem as suas coleções e compartilharem as suas concepções sobre coleções e museus. O encontro contará com a participação da astrofísica Patrícia Figueiró Spinelli e das pesquisadoras Caroline Chamusca, Roberta Aguilera, bolsistas PCI da Coordenação de Educação e Popularização em Ciências.

Para fazer a inscrição basta clicar no link https://forms.gle/FdJJLyLQdjuYdFSG9

O link será enviado no dia do encontro.

Sobre a Semana Nacional de Museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a iniciativa reserva uma semana de celebração para o setor. A Semana Nacional de Museus tem, entre seus objetivos, aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país. Com variadas ações, a SNM ajuda a difundir as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.