top of page

Idosos devem se vacinar contra a gripe a partir de maio, no Rio


A campanha de vacinação anual contra a gripe já teve início. Em junho, o calendário contempla os maiores de 65 até dia 7 e na semana seguinte, até 14, todos com mais de 60. Outros grupos não contemplados anteriormente receberão a vacina a partir dessa data, conforme calendário disponibilizado pela Prefeitura do Rio.


Aonde tomar?

A vacina está sendo aplicada apenas nos postos de saúde. Os demais endereços destinados à campanha da imunização do COVID seguem dedicados exclusivamente à esta vacina.


Qual a diferença da aplicada pelo SUS da disponível nas clínicas particulares?

Enquanto a do SUS protege contra três cepas, a das clínicas é eficaz contra quatro. Fora isso, a disponibilizada pela Prefeitura é destinada apenas a públicos considerados como de risco (ainda que, em outros anos, as sobras tenham sido liberadas para a população em geral nos últimos dias – por isso, deve-se acompanhar a página da Prefeitura e aguardar informações referes a essa possibilidade), enquanto as particulares podem ser aplicadas em todos acima de seis meses de idade, desde que respeitadas as contraindicações.


Posso tomar se tiver com sintomas de COVID?

O aconselhado é, em caso de sintomas, a pessoa permanecer em isolamento.


Em paralelo, as vacinas de rotina seguem sendo aplicadas nos postos de saúde, em paralelo às duas campanhas. Basta se dirigir à unidade que atende o endereço residencial de cada pessoa, informação disponível no site da Prefeitura do Rio de Janeiro.

bottom of page