top of page

Centro Cultural dos Correios recebe exposição inédita "Arte Contemporânea Feminina"


A exposição “Arte Contemporânea Feminina” é um projeto inédito que apresenta cinco mostras individuais simultâneas de cinco artistas mulheres em cinco salas do Centro Cultural Correios. Com curadoria da Tartaglia Arte de Roma, Itália, de Regina Nobrez e Riccardo Tartaglia, a mostra pode ser visitada até 20 de junho tanto presencialmente, com os devidos protocolos de segurança, quanto através de um tour virtual


A proposta é destacar da mulher artista, em suas diferentes poéticas, linguagens e faturas. Até pouco tempo, quando elas se destacavam nas artes, atuavam em segundo plano, exercendo a atividade como modelos. Alguns nomes, como Frida Kahlo, Louise Bourgeois, Lygia Clark, Ligia Pape, Adriana Varejão e Rosalina Paulino romperam barreiras e fizeram história, abrindo caminho para tantas outras que hoje estão à frente da produção artística, com mais autonomia e liberdade, ocupando cada vez mais espaço, expressando todas as suas múltiplas potencialidades e permitindo que suas emoções fluam de maneira profunda.


A mostra “Arte Contemporânea Feminina” traz, portanto, olhares múltiplos sobre essa questão. As artistas Beatriz Basso, Ilca Barcellos, Mary Dutra, Flavia Fernandes e Isabella Pedreschi estabelecem, até dia 20 de junho, um diálogo polifônico entre as salas do Centro Cultural Correios (CCC-RJ), interagindo por meio de suas obras, instalações, sons, vozes e personalidades.

Serviço: Artistas - Mostras individuais • Beatriz Basso - "Cor, Gesto, Emoção ... a Trajetória" (Sala C - 2° andar) .• Ilca Barcellos - "Squatters" (Sala Filatélica - Térreo) • Mary Dutra - "Se foi, tempo" (Sala Bistrô - Térreo) • Flávia Fernandes - "Táctil" (Sala B - 2° andar) • Isabella Pedreschi - "Reverbério" (Sala Galeria de Arte - Térreo) Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez - Tartaglia Arte Crítico de Arte: Ricardo Muniz de Ruiz ( nas mostras de Mary Dutra e Isabella Pedreschi, é historiador e poeta, doutor em História Social pela UFRJ e professor de História e Sociologia). Abertura: 5 de maio de 2021, às 19h Período: de 6 de maio a 20 de junho de 2021 Local: Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro - Rua Visconde de Itaborai, 20 centro RJ Dias e horário: terça a sábado, das 12h às 19h Entrada franca Censura livre Visitação: presencial, seguindo as regras de prevenção da OMS e dos governos federal, estadual e municipal, respeitando o número de pessoas, afastamento e uso de máscaras/álcool em gel e tour virtual. Homenagem: Em respeito e para homenagear as pessoas que já se foram com a pandemia, suas famílias, profissionais que trabalham na linha de frente todos os dias, e a todos aqueles que vivem ou amam as artes, na abertura não haverá festa. A exposição estará aberta, e suas artistas presentes para receberem os visitantes, em número reduzido de cada vez, seguindo os protocolos, com máscara e álcool em gel. Agradecemos e esperamos que todos possam visitar.

bottom of page