top of page

Antonio Carlos e Jocafi estrelam série de vídeos com repertório brasileiro


(Foto: Divulgação)

A dupla Antonio Carlos & Jocafi se juntaram às Orquestras Violões do Forte de Copacabana e SindiRefeições-RJ no documentário “Afro Funk Brasil”, parte do programa “Arte de Toda a Gente”, do projeto Bossa Criativa, desenvolvido pela Funarte e pela UFRJ. Os primeiros vídeos estão no ar no Youtube.


O “Afro Funk Brasil” apresenta às novas gerações um repertório de músicas que poucos no Brasil conhecem bem, mas que são muito tocadas no exterior. As composições, com toda a riqueza rítmica e a forte vibração dos sons nativos do continente africano, podem ser consideradas a base de muitos gêneros musicais brasileiros, mesmo os surgidos muito tempo depois da chegada do povo escravizado. A ideia surgiu a partir da criação da diretora do Instituto Rudá, Márcia Melchior, que convidou Antonio Carlos e Jocafi para participarem da nova roupagem das canções apresentadas.


A dupla aceitou o convite e se juntou às orquestras Violões do Forte de Copacabana e SindiRefeições-RJ, mantidas pelo próprio Instituto Rudá, para os vídeos, gravados inteiramente na pandemia. Cada músico, todos oriundos de projetos sociais e comunidades, registrou sua participação individualmente e coube à edição juntar todos, garantindo a segurança dos integrantes dos conjuntos na pandemia.


Os vídeos contam com participações especiais, como o cantor Russo Passapusso, do grupo Baianasystem. É previsto ainda um tribudo ao músico Armandinho, o pai da guitarra baiana. O material pode ser assistido no Youtube “Antonio Carlos e Jocafi – OFICIAL”.

bottom of page