Dentista destaca necessidade de cuidados com os dentes na infância

Informe publicitário

Desde a infância, na fase da chupeta (sempre as anatômicas), deve-se desestimular a criança do hábito de chupar dedo. Se a chupeta for incorreta e persistir o mau hábito, além de alterar a posição dentária, também causa deformidade no maxilar. Já em tenra idade, é preciso desestimular a ingestão de açúcar e alimentos pegajosos ou, pelo menos, mantê-los pelo menor tempo possível na boca sempre seguido de uma boa escovação. Isso é importante para não deixar a temível placa bacteriana se instalar, o que causa inflamação gengival e, com isso, desloca os dentes de sua posição normal. Por tantos motivos, não deixe de levar a criança desde cedo ao cirurgião-dentista para profilaxia. Dentes não devem permanecer quebrados e cariados porque sem contato entre si, os dentes mudam também de posição. Respiração bucal também causa essa alteração, o que torna necessária a correção o mais rápido possível.


Depois do quadro instalado, o tratamento precisa ser iniciado o quanto antes não só para melhorar a estética, como (e principalmente) também melhorar a função dos elementos dentários e evitar os danos que um simples dente fora de sua posição normal causa. Já recebi paciente que ficou com abertura de boca insuficiente por causa de um elemento girado e um ausente, sendo esse último também uma das causas de mudanças dentárias. Tudo é muito grave pelos danos causados ao organismo como abertura insuficiente de boca, deslocamento da articulação da mandíbula, de seu lugar perto do ouvido(ATM) e dores, estalidos, má digestão e problemas na coluna e nas articulações. Lembrando: uma das causas que pode parecer inofensiva, mas é muito danosa, é a inflamação gengival porque além de modificar o posicionamento dentário e tudo mais que ela causa, a perda dos dentes é muitas vezes inevitável.


Corrigir os maus hábitos desde a infância, escovação após as refeições, avaliação constante, tratamento para gengivite e cáries, aparelhos para o mau posicionamento e para as ausências... Tudo isso ajuda a manter um belo sorriso e uma boa saúde!


Dra. Cleonice

Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 435/403

Tel.: 2548-9606 | 2554-6814 | 99862-2181