Coluna "Turismo": México (Cancun)

O México é um país que encanta os brasileiros. Além de suas inúmeras atrações culturais, históricas e naturais, a moeda desvalorizada torna o destino ainda mais atrativo para os brasileiros (o peso mexicano vale aproximadamente R$0,16), que conseguem montar viagens para lá gastando menos que em muitas cidades brasileiras. Uma das regiões favoritas dos turistas é a área de Cancun, que reúne bons hoteis, muitas belezas naturais e atrações históricas que fazem de lá um excelente destino para uma viagem inesquecível.


Próximo, a Isla Mujeres situa-se a cerca de 6km da costa e pode ser acessada através de barca. Quando o embarque ocorre em algum dos três terminais da zona hoteleira (El Embarcadero, Playa Tortugas e Playa Caracol), a tarifa é cobrada em dólar, mas quem quer economizar pode dirigir por aproximadamente 15 minutos até chegar em Puero Juárez, onde a moeda utilizada na compra da passagem é o peso mexicano, o que proporciona alguma economia. Há alguns anos, a economia chegava a 50% do preço, mas como a rota foi descoberta pelos turistas, é necessário identificação de morador para obter tamanho desconto; no entanto, em casos de grupos maiores viajando juntos, a vantagem pode fazer diferença no orçamento.


Ainda no caminho, diversos agentes oferecem os mais variados passeios, como nado com golfinho, mergulho com tartaruga marinha, visita ao Museu Subaquático e muito mais. Chegando lá, logo se descobre que quase tudo é cobrado em dólar, o que pode encarecer um pouco a viagem. O principal meio de transporte são os carrinhos de golf alugados por lá, mas quem prefere ficar apenas na Playa Norte, a mais famosa, não precisa nem deles, já que ela pode ser acessada a pé. Com águas quentes e rasas cercadas de uma paisagem intacta, sem prédios visíveis, ela encanta quem a visita.

Museu Subaquático (Foto: Instagram Visit Mexico)

Quem preferir, pode visitar Cozumel, a maior ilha do México e onde o Recife Mesoamericanos, o segundo maior do mundo (atrás apenas da Grande Barreira de Coral, na Austrália) pode ser conferido. O mergulho é a principal atração do local, mas quem preferir se aventurar apenas no snorkel, poderá fazê-lo saindo da areia, sem a necessidade de barcos em alguns pontos, o que também pode ajudar a economizar dinheiro. Assim como em Isla Mujeres, o acesso a Cozumel é feito de barco (no caso, saindo de Playa del Carmen, um balneário turístico a cerca de 1 hora de Cancun).

Cozumel (Foto: Instagram Visit Mexico)
Isla Mujeres (Foto: Instagram Visit Mexico)

Apesar de a ideia de ficar o tempo todo na praia ser muito convidativa, a região oferece ainda muito mais como as ruínas maias. A de Chichén Itzá foi considerada uma das novas sete maravilhas do mundo e é um dos sítios arqueológicos mais visitados do país. A antiga cidade maia fica há duas horas e meia da cidade, mas merece a visita. É lá que fica a Pirâmide de Kukulcán, com 30 metros de altura, e outros templos diversos. Apesar de muitas agências ofereceram pacotes, também cobrados em dólar, para conferir o local, pode-se chegar de carro ou mesmo de ônibus (a empresa Ado – www.ado.mx – oferece linhas que funcionam em ônibus executivos e atendem bem aos turistas) e pagar apenas 111 pesos para entrar (valor este conferido no site do parque em março de 2017 e que, na mesma data, correspondiam a menos de R$18) – valor este que pode aumentar em caso de contratação de guia para explicar cada construção.

Chichén Itzá (Foto: Instagram Visit Mexico)

A visita às ruínas de Tulum são ainda mais econômicas e igualmente imperdíveis – trata-se do único lugar onde ruínas quase milenares podem em um penhasco com o mar paradisíaco logo abaixo. Essa foi uma das últimas cidades erguidas pelos maias, há quase 900 anos, e reunia a elite daquela sociedade. Muitos turistas optam por visitar Tulum e Coba, outra cidadela antiga, na mesma visita – elas estão separadas apenas por 44km. Esta é situada entre dois enormes lagos e, diferente de Tulum, é bastante arborizada.

Tulum (Foto: Instagram Visit Mexico)

Apesar destes passeios fazerem bastante sucesso entre os visitantes, uma queixa é bastante comum a todos: o sol forte faz muita gente reclamar das altas temperaturas. Por isso, não se esqueça de usar bastante protetor solar. Caso queira se refrescar de uma maneira bem local, os cenotes podem ser uma excelente opção. Tratam-se de poços naturais formados em rochas de calcário e, apesar de não serem exclusivos da região, fazem muito sucesso. Alguns como o Cenote dos Ojos, It Kit (perto de Chichen Itzá), Azul, Suytún e outros tornam a visita ainda mais inesquecível.

Cenote Chikinha (Foto: Instagram Visit Mexico)

Outra maneira de conhecer a cultura local é através da visita ao Museu Maya, que reúne um vasto acervo. Ele é composto de réplicas de peças encontradas nos cenotes, além de uma extensa coleção de arte e artefatos maias. Nos jardins, os turistas deparam-se com uma surpresa: as ruínas de San Miguelito ficam bem ali. Outra atração que também possui ruínas originais em seu interior é o Parque Xcaret, que, assim como o Xel-Há (perto de Tulum), oferece muitas atividades para quem deseja interagir com a natureza, desde mergulhos a rios subterrâneos até nado com golfinhos e encontro com arraias (as atrações envolvendo animais costumam ser pagas a parte).

Parque Xcaret (Foto: Instagram Visit Mexico)

A vida noturna em Cancun também é um dos pontos fortes da viagem e os visitantes não podem ir embora sem conhecer a noite no Coco Bongo. Trata-se da casa noturna bastante diferente do que os brasileiros estão acostumados, com apresentações e covers de artistas famosos (como Queen, Michael Jackson, Madonna e Guns N’ Roses) que agradam até quem não gosta de boite. Em determinado momento, o Máscara, inspirado no personagem interpretado por Jim Carey no na comédia homônima de 1994, aparece no palco, como no filme – a casa foi baseada na exibida na produção. Apesar de ser uma atração imperdível, se prepare para abrir o bolso – a entrada também é cobrada em dólar, o que pode aumentar em muito os gastos da viagem.


Cancun pode ser visitada durante o ano inteiro. Portando, procure logo o seu agente e agende logo sua ida!