Editora Posto Seis

Editora Posto Seis
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.133 loja 111
Cep. 22070-010 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2523-7853 - Fax: (21) 2521-9597

Editorial | Publicidade | Jornais de Bairros | Mapa Turístico | Contato

Jornal Posto Seis

Edição 462. Clique para ampliar...

Especiais Posto Seis

Edição 2015 - Natal. Clique para ampliar...

Jornal Via Ipanema

Edição 115. Clique para ampliar...

Jornal Via Flamengo

Edição 121. Clique para ampliar...
SurfRio
Solar Meninos de Luz

Sítio Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx, um dos mais proeminentes paisagistas do cenário brasileiro, foi conhecido por diversos trabalhos não só no Brasil, mas em todo o mundo. Em 1949, adquiriu, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, um sítio de mais de 360 mil m² com uma capela e uma antiga casa de fazenda, ambas do século XVII, em busca de um local onde pudesse repousar e passar tranquilamente os últimos anos de sua vida. Hoje, o local é um reduto de quietude e beleza que pode ser admirado pelo público.

Aos seis anos, Burle Marx começou a colecionar espécies vegetais típicas da flora brasileira. Uma vez formado paisagista pela Escola Nacional de Belas Artes, passou a caracterizar seus trabalhos pela priorização de temas nacionais ante a tradição de afrancesamento da arquitetura e do paisagismo.

Na década de 1940 comprou, junto ao seu irmão Sigfried, a propriedade em Barra de Guaratiba. Lá, encontrou espaço para a sua coleção de plantas brasileiras, que conta com mais de 3.500 espécies e é considerada uma das mais importantes do mundo.

A casa e a capela do século XVII, dedicada a Santo Antonio, passaram por profundas reformas, mas permaneceram com suas características originais na arquitetura. Nos jardins é possível ver o trabalho das mãos talentosas do paisagista.

Antes de falecer, Marx cedeu o sítio ao Iphan com a intenção de que após a sua morte, a propriedade se mantivesse conservada e servisse como um laboratório para estudantes de paisagismo, botânica e outros cursos. Em 2000, o Iphan tombou o lugar como Patrimônio Histórico.

O sítio é aberto ao público, através de visitas guiadas agendadas com antecedência, em que o visitante é levado através dos jardins magníficos e do museu que reúne obras de artesanato popular e de autoria do próprio paisagista, além de peças do barroco.

A igrejinha celebra missas todos os domingos e é freqüentada nessas ocasiões por locais, e no dia de Santo Antônio, realiza uma grande festa em homenagem ao Santo.

Fontes:
In: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=15505&retorno=paginaIphan
In: http://www.wikirio.com.br/S%C3%ADtio_Roberto_Burle_Marx
In: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=instituicoes_texto&cd_verbete=14163

Voltar...


FaceBook...
Flickr...
Mantenha-se informado:
 
Rio Turístico...
Turismo...
Resumo das Telenovelas...
Condomínio...
Comunidade...
Gourmet...
P6 Saúde...
Mapa de Copacabana (1.3Kb)
Clique para fazer o download...
Mapa de Ipanema (1.4Kb)
Clique para fazer o download...
Locais de Distribuição:
CLIQUE AQUI!
 
Compras Coletivas...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Industria Virtual...

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores,
que os cederam gentilmente e podem não refletir a opinião do editor.