Editora Posto Seis

Editora Posto Seis
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.133 loja 111
Cep. 22070-010 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2523-7853 - Fax: (21) 2521-9597

Editorial | Publicidade | Jornais de Bairros | Mapa Turístico | Contato

Jornal Posto Seis

Edição 462. Clique para ampliar...

Especiais Posto Seis

Edição 2015 - Natal. Clique para ampliar...

Jornal Via Ipanema

Edição 115. Clique para ampliar...

Jornal Via Flamengo

Edição 121. Clique para ampliar...
SurfRio
Solar Meninos de Luz

Centro Cultural dos Correios

Thayssa Rodrigues

O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro (Rua Visconde de Itaboraí, 20) está localizado no chamado "Corredor Cultural", uma área do centro da cidade protegida pela prefeitura por ser considerada um local de interesse histórico e arquitetônico. A instituição ocupa um prédio magnífico, construído em 1922, sob um estilo sofisticado, inspirado na arquitetura alemã. Ao público, o lugar oferece uma programação diversificada, composta por eventos relacionados ao teatro, à música, ao cinema e às artes plásticas. Os três pavimentos do imponente edifício possuem uma galeria de arte e dez salas de exibições para acomodar os eventos, além de uma área aberta, denominada "Praça dos Correios", que ostenta um bonito espelho d´água e uma estrutura, no formato de concha acústica, para sediar atividades ao ar livre. Trata-se de uma ótima opção de passeio para os amantes das artes em geral.

A história do imóvel começou a se formar no início do século XX, quando, em 1922, a estrutura foi construída para sediar uma instituição de ensino da companhia de navegação Lloyd Brasileiro, que na época era considerada a maior do país. A escola, no entanto, nunca foi instalada no local, que durante os 58 anos seguintes a sua inauguração serviu como sede para unidades administrativas dos Correios. A partir de 1980, entretanto, a área começou a ser restaurada, com o propósito de destiná-la a outras atividades. Porém, apenas 12 anos depois ela seria utilizada para sediar um evento marcante, a "Exposição Ecológica", ocorrida em 1992, em meio a movimentação da Rio 92, uma importante conferência das Nações Unidas, realizada na cidade.


A partir de então, a tendência cultural do espaço começou a ser percebida e o imóvel passou a ser visto como um ótimo local para solenidades dessa natureza. Assim, um ano depois, passou a ser sede para o Centro Cultural dos Correios, unindo a cultura à empresa que durante tantos anos teve suas atividades burocráticas desenvolvidas no prédio. A inauguração da instituição foi marcada pela Exposição Mundial de Filatelia - Brasiliana e, desde então, o lugar segue oferecendo ao público uma gama de atrações artísticas de diferentes vertentes. Além disso, permite aos visitantes a oportunidade de conferir, de perto, uma fachada deslumbrante, totalmente preservada no seu estilo original de arquitetura, e interiores planejados de forma minuciosa para compor o ambiente.



Fontes:
In: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/centrosEspacosCulturais/CCC_RJ/default.cfm
In: http://www.riodejaneiroaqui.com/pt/centro-cultural-correios-rj.html
In:
http://www.museusdorio.com.br/joomla/index.php?option=com_k2&view=item&id=82:centro-cultural-correios#mapas_e_dicas

Voltar...


FaceBook...
Flickr...
Mantenha-se informado:
 
Rio Turístico...
Turismo...
Resumo das Telenovelas...
Condomínio...
Comunidade...
Gourmet...
P6 Saúde...
Mapa de Copacabana (1.3Kb)
Clique para fazer o download...
Mapa de Ipanema (1.4Kb)
Clique para fazer o download...
Locais de Distribuição:
CLIQUE AQUI!
 
Compras Coletivas...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Compartilhe...
Industria Virtual...

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores,
que os cederam gentilmente e podem não refletir a opinião do editor.